segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Cavalo Sorraia


  • Os Cavalos do Sorraia são os últimos descendentes do cavalo selvagem do sul da Península Ibérica que, aparentemente, sobreviveram no então inacessível vale do rio Sorraia em Portugal. O  português Dr. Ruy d'Andrade descobriu em 1920, enquanto caçava, a última manada existente desta raça, tornando-se o responsável pela sua preservação. Chamou-os de "Sorraia", por causa do Rio Sorraia, local onde os descobriu. Admite-se que no passado em Portugal, estes cavalos selvagens tenham sido conhecidos por "zebro" ou mesmo "zebra".
  • Os Cavalos do Sorraia medem aproximadamente entre 1,40 m e 1,48 m na cernelha e são sempre de coloração baía ou rato. Quando domados, podem-se tornar nuns obedientes animais de sela. Atualmente existem aproximadamente 200 cabeças, encontrando-se a maior parte em Portugal, embora a Alemanha também detenha um bom número. Nos dias de hoje, esta espécie já não vive em regime selvagem, mas é criada de maneira natural pela família d'Andrade. Contudo, os que pertencem à Coudelaria Nacional são normalmente mantidos em estábulos e tratados como se fossem apenas mais uma criação de cavalos.


Fig1

Cavalo Lusitano

Resultado de imagem para cavalo lusitano branco 
 fig.1

  • O puro-sangue Lusitano é um cavalo de raça de cavalos com origem Portugal. É o cavalo de sela mais antigo do Mundo, sendo montado aproximadamente há mais de cinco mil anos. Os antepassados são comuns às raças Sorraia e Árabe. Essas duas raças formam denominados cavalos ibéricos,que evoluíram a paratir de cavalos na Península Ibérica dos quais se supõe proceder por geração directamente o pequeno grupo de raça Sorraia ainda existente. Ao longo dos séculos, sofreu um seleção para caça,combate, toureiro, arte equestre e tiro leve, dependendo da região onde foi criado e a utilização a que foi submetido.